Nesta quinta – Feira (16/06) morreu o desenhista Tim Sale, uma grande perda para o mundo dos quadrinhos. Tim já estava internado há algum tempo em estado grave, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. 2022 já levou George Perez e agora Tim Sale, grandes nomes da narrativa visual estão nos deixando e sempre é doloroso ver alguém que você admira partir.
Tim Sale ficou famoso pelos seus trabalhos junto de Jeph Loeb, como a Coletânea das Cores na Marvel Comics e a sua passagem pelas histórias do Batman. Em homenagem a Tim Sale, vou gastar um tempo falando de duas obras que ele desenha e eu amo de paixão, principalmente pela emoção passada em sua arte nestes gibis, eles são: Superman as 4 estações e Homem Aranha Azul.
SUPERMAN AS 4 ESTAÇÕES
Neste quadrinho, Jeph Loeb conta a história do início de carreira do homem de aço, quando ele faz a transição de um fazendeiro para jornalista e super-herói do mundo. É uma história que trata muito das emoções que Clark Kent sente em mudar e principalmente a aceitação dos pais em deixar o filho se “expor” ao mundo. Na arte Tim escolhe fazer um Clark Kent de olhos cerrados, tornando ele um gigante que expressa suas emoções através das sobrancelhas, dando um aspecto de Gigante Gentil ao Clark.
A leveza de seus traços combina perfeitamente com a história contada, te dando uma sensação de tranquilidade. Toda conversa de campo entre Clark e Jonathan é sentida através da arte, quase como se você estivesse lá, em campo aberto, com a brisa no rosto.
HOMEM ARANHA AZUL
Aqui, temos uma história de romance e melancolia, pois Peter Parker está revisitando suas memórias sobre sua primeira namorada, Gwen Stacy, enquanto grava fitas sobre como ele equilibrava sua vida de herói e o romance com a garota.
Essa história é linda, principalmente se você está apaixonado, ela te pega no coração com muita força. Tim desenha magistralmente um Peter Parker que transita da tristeza no tempo atual para o apaixonado em suas memórias, os momentos do herói junto a Gwen te fazem sentir através da arte a paixão adolescente entre o casal, por um momento você até esquece que o final da história é uma tragédia.
Tim deixa o mundo material, mas seu legado vive entre nós fãs da 9° arte. Aprendi com One Piece, que as pessoas só morrem quando são esquecidas e se depender de mim Tim Sale viverá para sempre.
Infelizmente, mais uma grade perda. :/ Ótimo texto, principalmente pela escolha das histórias, ambas são lindas… Amo 4 estações.