Re-exista é uma história curta no formato Fanzine lançada em 2018 na CCXP e nas palavras do próprio autor ” Uma pequena história que tem a intenção de provocar uma reflexão aos tempos de tanto ódio que estamos vivendo.”
Feito com humor, o quadrinho com pouco mais de dez páginas é construído em preto e branco e muita, muita expressão facial e corporal o que torna a história muito mais vívida.
Apesar de seguir pelo caminho do riso, traz em suas páginas a reflexão e a crítica ao ódio, e o quanto perdemos tempo odiando ao invés de nos importamos com as pessoas que estão ao nosso lado.
A maneira simples e inusitada de como é feita a história a torna memorável, uma avó que encontra uma carta em uma caixa antiga e atribui o seu envio ao seu neto que jamais escreveu, talvez pela forte emoção de algo tão simples e marcante ela não tenha percebido o conteúdo na verdade não era direcionado a ela e estava escrito indicando o gênero feminino e aí que tudo fica genialmente engraçado e onde recai a reflexão.
Começamos em cem por hora e vamos desacelerando, caindo no abismo da autorreflexão. Vamos do ódio a algo mais, um resgate nas caixas das memorias do que realmente importa mudando o foco do fogo, paus e pedras para uma reconstrução, ressignificação e colocando em foco o que precisamos.
Fica aqui uma dica de leitura de um quadrinho curto, que arrancara boas risadas do inicio ao fim e ainda vai colocar a mente e o coração para trabalhar.