O trio criativo Lemire, Sorrentino e Dave Stewart se apresentam em mais um trabalho pela Image Comics, Primordial.
Primordial, foi lançado em Setembro de 2021 pela Image Comics e chegou ao seu fim em fevereiro de 2022, na 6º edição. E agora, finalmente estamos vendo essa história sendo lançada em português, pela Editora Trem Fantasma. No momento, essa pré-venda está acontecendo pelo Catarse (Para apoiar clique AQUI) e é a oportunidade de pegar esse quadrinho completo em seus 6 volumes, e na versão capa dura. E se você é daqueles que não gosta de aguardar pré-vendas e de quebra gosta de ler a história original em inglês, também é possível adquirir os volumes separadamente na Comics and Signatures.
Enquanto decide qual formato irá contemplar a sua estante, acompanhe comigo uma prévia, sem spoilers, desse sci-fi que se mistura aos acontecimentos históricos da corrida espacial. Simbora!
Essa não é a primeira viagem de Jeff Lemire ao mundo Sci-fi, já tendo atuado em outras obras como Descender e Trillium, agora, o autor explora uma abordagem que mistura fatos reais e ficção. Primordial narra o período da Guerra Fria, conhecido como Corrida espacial, que marcou o mundo sendo uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, para “conquistar o espaço” e marca especialmente os feitos experimentais de envios dos primeiros animais a bordo de naves, rumo ao desconhecido.
Diferente da triste história dos animais que foram “sacrificados” em nome da ciência, aqui em Primordial, após os projetos científicos terem se encerrado pelo fracasso sucedido da mortes dos animais, Laika, a primeira cadelinha lançada ao espaço em 1957 pela União soviética, e os primatas Able e Baker, enviados dois anos depois pelos Estados Unidos, se encontram e buscam juntos uma forma de voltar para casa.
A trama é envolta de muitos mistérios, afinal, o que é revelado ao público e as verdades que essas grandes agências espaciais escondem do mundo, são assustadoras.
Para quem acompanhou durante o lançamento das edições, a princípio ficou com mais perguntas do que respostas, ao passo de que detalhes foram sendo revelados, outros questionamentos foram sendo criados. Os acontecimentos e a arte de Sorrentino, nos levam a crer que uma trama envolvendo uma história interdimensional estava em curso, o que justificaria a sobrevivência desses animais, que estariam, momentaneamente, vivendo em outro plano, em uma outra realidade. Assunto muito bem esquadrinhado pela dupla em Gideon Falls, quebrando as múltiplas realidades existentes, sendo exploradas agora entre o tempo e o espaço.
Como uma fã de Jeff Lemire, e após rascunhar seus últimos trabalhos, me vi à espera de um final mais aberto, que possibilitasse a volta da trama em algum momento futuro, assim como está acontecendo agora com o retorno, dentro do mesmo universo, de Black Hammer e Sweet Tooth, ou ao menos que desperte esse sabor de quero mais nos leitores. Mas, fiquei totalmente surpresa com um desfecho bonito, do jeitinho que deveria ser. Às vezes, mais explicações não são necessárias, e como é muito bem dito em Jurassic Park: “A VIDA ENCONTRA UM MEIO!”
E então, já leu essa história? Ainda não? Quais são suas expectativas? Conta pra gente!
Até a próxima! 😉
O Review
Promoções
Nós coletamos informações de várias lojas para lhe passar as melhores ofertas
Ela é TD isso e mais um pouco kk