Saga, teve início em 2012 e foi durante muito tempo uma publicação mensal da Image Comics, uma Ópera Espacial, que é um subgênero da ficção científica, que envolve batalhas interplanetárias, romance, aventuras e também são repletas de ação. Saga bebe muito do universo Star Wars, logo os fãs do gênero tem muito a se deliciar.
Alana e Marko pertencem a “clãs” diferentes, o que não os impediu de se apaixonar, fruto desse amor entre guerras, nasce sua filha e agora os dois precisam fazer de tudo para protegê-la enquanto são perseguidos pelo exército. Esse sci-fi em grande estilo Romeu & Julieta é bem mais complexo e político do que aparenta, não se deixe enganar por esse casal, não apenas de romance vivem Alana e Marko. O casal teve um início um tanto diferente de outras Love Storys, Marko, era um soldado de Grinalda, que foi capturado pelo exército inimigo do Reino Robô, a qual Alana (de Terra a vista) pertencia, enquanto ele era feito prisioneiro, Alana o conheceu e foi responsável pelo seu resgate, dando então início a esse relacionamento envolto de fugas e perseguição .
Saga apresenta personagens muito marcantes, e traz uma representação feminina de dar inveja, começando por Alana que é uma mulher forte, uma ex soldado que se viu obrigada a entrar no exército para fugir de um lar conturbado e cheio de opressão. Além de toda representatividade de personagens LGBT, tendo um fato interessante a respeito, quando a Apple decidiu banir de Ipads e Ipods, o volume 12 da trama devido a uma cena de sexo gay na edição.
Saga tem tudo que agrada aos fãs de quadrinho e ficção científica, desde uma arte incrível desenvolvida pela ilustradora Fiona Staples, um roteiro que não deixa arestas, instigando o leitor a querer mais, envolvendo-se cada vez mais na trama, até o modelo de narrativa, totalmente diferenciado, uma vez que a história é narrada por Hazel, a bebê.
“É assim que uma ideia surge. Mas ideias são coisas frágeis.”
Após essa longa pausa de 3 anos, Brian K. Vaughan e Fiona Staples voltam com a trama, e o mais interessante foi ver que a linha temporal da HQ se passa exatamente 3 anos após aquele trágico fim do último volume. Já na edição #55 somos apresentados a Hazel já com 10 anos de idade, ainda tendo de lidar com as consequências da guerra, um novo “irmão”, a vida de fugitivos e o luto.
Como em toda história de guerra, as coisas parecem nunca ir realmente bem, viver no limite é precisar ceder até mesmo aos seus princípios, vale tudo pela sobrevivência daqueles que você ama. Por mais que pareça uma péssima opção, é o que a maioria das pessoas à margem da sociedade e lutando contra o sistema acabam fazendo.
“Quem mamãe confiava era qualquer um com pelo menos um vício sério. São com os virtuosos que ela falou para tomar cuidado.”
Saga, desde seu início, trata de assuntos como política, guerra e principalmente família e amor. Até onde os pais são capazes de ir para garantir a segurança dos filhos? Em Saga, fica mais do que provado que não há limites onde se possa chegar, e que todos os fins justificam os meios quando é pela sua família, o que faz com que esses laços se estreitam ainda mais.
Hazel nunca deixou de ser um alvo, ser uma mestiça de pais de planetas opostos e em guerra, a põe em risco diariamente. Desde que nasceu viu seus pais fugirem e se esconderem para não pôr sua segurança em risco. E nessa continuação vemos Alana ir até às últimas consequências pela vida de seus filhos, a real representação da força da mulher e de uma mãe.
Não consigo imaginar até onde essa história irá chegar, até a edição #60 (Julho 22), a família sofreu mais um grande abalo, dando a entender que se essa “saga” um dia tiver um final feliz, ele não irá começar de agora, já temo por finais trágicos. Lembrando que ao todo serão mais 54 volumes nesse retorno, um mar de possibilidades nos espera e nem mesmo temos previsão para esse desfecho, uma vez que o único parecer vindo da Image Comics é que em 5 de outubro deste ano sairá o encadernado #10 que contém as edições de #55 à #60. Que eles não se demorem nessa continuação, porque já tem fãs chorando aqui.
Como está sendo esse retorno pra vocês? Já estão acompanhando ou nem começaram? Vale dizer aqui que a série não caiu, e as expectativas se mantêm altas.
O Review
Promoções
Nós coletamos informações de várias lojas para lhe passar as melhores ofertas